DECRETO DA PREFEITURA AUMENTA RESTRIÇÕES PARA BARES E RESTAURANTES

Foi publicado no dia 03/03/21 um novo Decreto da Prefeitura do Rio ampliando as restrições na cidade diante do aumento de casos de covid-19. Como destaque, o horário de funcionamento de bares, lanchonetes, restaurantes e congêneres, para o atendimento presencial de qualquer natureza, fica restrito ao período entre 06h e 17h com a circulação de público limitada a 40% da capacidade instalada, incluindo-se aqueles que funcionam no interior de shoppings e centros comerciais.

As novas medidas de restrição para bares, restaurantes, lanchonetes e similares entrará em vigor às  17h de 05/03/2021 (sexta-feira) e será válida até o dia 11/03/2021.

Neste período, os bares, restaurantes, lanchonetes e similares (incluindo aqueles que funcionam dentro dos shoppings centers) poderão funcionar das 6h às 17h, com lotação máxima de 40% da capacidade.

É importante frisar que a atividade de delivery está permitida. Já o take away somente está permitido no período de funcionamento ao público (das 06h00 às 17h00).

O decreto prevê como sanções a aplicação de multas, apreensões de mercadorias, bens, equipamentos, além de interdição dos estabelecimentos.

O SindRio acredita que esta decisão, feita sem aviso prévio ou prazo para adequação e que traz restrições severas, inviabiliza o funcionamento de muitos negócios. Vale lembrar que o setor de bares e restaurantes foi o que mais desempregou ao longo da pandemia na Cidade. E mais, 10% de todas as demissões em restaurantes no Brasil vieram da Cidade do Rio. Depois de um ano de crise, as empresas do setor, 75% de pequeno porte, estão afundadas em dívidas e sem caixa para honrar com seus compromissos mais básicos. Como representante de milhares de comerciantes que ainda sobrevivem a duras penas e querem acreditar no Rio, o SindRio espera que a Prefeitura tenha sensibilidade social e flexibilize o decreto o quanto antes, reafirmando nosso compromisso com respeito aos protocolos e à vida.

O SindRio agiu imediatamente com o apoio e mobilização de diversos empresários do setor para dialogar com a prefeitura e conseguir reverter as severas restrições impostas. Além do encontro presencial com o Prefeito Eduardo Paes, o SindRio enviou um Ofício para a Prefeitura com os pontos cruciais para a sobrevivência dos negócios.

Acesse a publicação na íntegra: Decreto 48573-2021 AMPLIA MEDIDAS RESTRITIVAS

Confia, a seguir, as publicações na imprensa sobre a ação do SindRio:

Coronavírus: ‘Não somos culpados’, protestam donos de restaurantes
Limitação de horário decretada nesta quinta (4) gera revolta no setor; empresários dizem não ter como pagar os salários dos funcionários nesta sexta (5).  – Veja Rio

Por meio de nota oficial divulgada nesta quinta-feira (04/03), o Sindicato de Bares e Restaurantes do Município do Rio de Janeiro (SindRio) criticou o ”toque de recolher” implementado pela Prefeitura. – Diário do Rio

Entidades reagem às novas medidas de restrição impostas por decreto de Paes no combate à Covid-19. – Yahoo Notícias

Fernando Blower fala ao RJTV – 1ª edição (a partir do minuto 7) – TV Globo

Acesse o Comunicado Oficial do SindRio: Sindrio – Comunicado 04.03.21