
O Fórum de Líderes na Gastronomia, FOLGA, evento proprietário do SindRio, celebrou sua segunda edição em grande estilo nos dias 16 e 17 de junho de 2026. Em uma parceria inédita com o renomado Mesa ao Vivo Rio, do Mundo Mesa, o evento transformou a Marina da Glória em um verdadeiro hub de conhecimento, troca de experiências e, claro, muita gastronomia. O FOLGA + Mesa ao Vivo Rio 2026 reafirmou seu compromisso em impulsionar o setor de bares e restaurantes, reunindo mais de mil e quinhentos profissionais em dois dias focados em temas sobre gestão de negócios e inovação em serviços e produtos.
Destaques rápidos do FOLGA + Mesa ao Vivo Rio 2026
| Indicador | Detalhe |
| Datas | 16 e 17 de junho de 2026 |
| Local | Marina da Glória, Rio de Janeiro |
| Público Presente | 1.506 pessoas |
| Palestras e Painéis | 29 |
| Palestrante Internacional | Chef Gastón Acurio |
| Operações Gastronômicas | SOFIA, Bar do Momo, Empório Jardim, Cumbuca, Associação de Chefes França & Brasil |
| Patrocinadores | Mais de 40 empresas |
Conteúdo de peso e nomes de destaque na gestão gastronômica
Os dois palcos do evento, o Auditório e a Arena, foram o epicentro de uma jornada intensiva de 29 palestras e painéis que conectaram a gastronomia ao dia a dia da gestão do negócio. Sob a condução no auditório da mestre de cerimônias Danni Camilo, Vice-Presidente de Relacionamento do SindRio, e de Mariella Lazaretti, diretora editorial e publisher da Prazeres da Mesa, na arena, a programação fluiu sem interrupções, permitindo uma imersão profunda em temas que moldam o presente e o futuro do setor.
A abertura contou com o ícone internacional Gastón Acurio, que ao lado de Daniela Maia (Secretária de Turismo do Rio), discutiu o papel da gastronomia como identidade nacional. O tom estratégico seguiu com a análise minuciosa de dados econômicos apresentada por Raphael Rodrigues (Mastercard Economics Institute) e a visão prática de expansão e treinamento in house compartilhada por Paulo Farkas Bitelman e Erika Guedes (Grupo Le Jazz). A inclusão social e a formação de novos talentos também ganharam os holofotes com a inspiradora trajetória de João Diamante (Diamantes na Cozinha).
A diversidade do mercado carioca foi explorada em painéis que uniram tradição e modernidade. O dinamismo da Zona Norte foi representado por Dianna Macedo (Dianna Bakery), Pierluigi Russo (Bento Pizzeria) e Marcos Nascimento (Grupo Orzo), sob mediação de Mariana Rezende (Vice-Presidente de Comunicação do SindRio e Sócia do Bar da Frente). Paralelamente, a essência dos botecos foi debatida por Guilherme Bon (Botica/Miudinho), Priscila Continentino (Brejo Bar) e Eliana Rocha (Jobi/Jobá), mediado pelo jornalista Daniel Salles. O olhar sobre a gestão de equipes foi aprofundado por Morena Leite (Instituto Capim Santo), enquanto o impacto do turismo nos serviços locais foi discutido por Antonio Saraiva (Churrascaria Palace), Sandro Fernandes (Grupo Iter) e Netto Moreira (Gerente seguimento de luxo da rede Accor).
Na Arena, o conhecimento técnico encontrou a viabilidade comercial. Alain Poletto demonstrou a revolução do sous vide, enquanto Carole Crema provou que a sobremesa é, de fato, um doce negócio. Estratégias de fidelização e novos mercados foram pautas centrais com Brunna Paranhos (iFood), Rafael Brito (Jotajá), sob mediação de Bianca Fraga (Mindhub). Já Marta Aresta (Sebrae) discutiu como as canetas emagrecedoras impactam o food service. O uso consciente de insumos foi defendido por Gerônimo Athuel (Ocyá), enquanto a maestria técnica foi garantida por nomes como Rogério Shimura (panificação), Kátia Barbosa (pratos emblemáticos), Flávia Quaresma e Giselle Martins (Bacalhau da Noruega), João Paulo Frankenfeld (Casa 201) e a aula-show de Paula Prandini (Empório Jardim).
O encerramento trouxe discussões vitais sobre os negócios: a Reforma Tributária com a Dra. Mariana Cardoso, a gestão de relacionamento por Brenno Gaudio (Grupo Nebraska) e as novas legislações de uso do espaço público com o vereador Rafael Aloísio Freitas. A inovação tecnológica marcou presença com Ricardo Dornelles falando sobre IA nas cozinhas, somando-se à expertise de gestão de Ademario Silva (Ex Burguer), Fábio Dupin (Grupo Pulse), Rafa Brito Pereira (The Slow Bakery) e Lucio Vieira (Grupo Lilia). Fechando o ciclo, Fernando Kaplan (SO_lo e Venga), Rachel Apollonio (Musa) e Kiko Dantas (Café do Alto) debateram negócios matinais, enquanto Fernando Blower (Presidente do SindRio e Presidente Executivo da ANR) consolidou as perspectivas para o setor.
A experiência do cliente foi debatida com dados reveladores trazidos por Gustavo Lima (Risposta) e Bernardo Netto (Falaê), mediados por Danni Camilo (Consultora de Hospitalidade além de Vice-Presidente de Relacionamento do SindRio) reforçando que o sucesso na gastronomia depende cada vez mais tanto da excelência no prato quanto da inteligência na gestão.
Para continuar a troca
Alguns palestrantes permitiram compartilhar suas apresentações de forma a seguir contribuindo com o desenvolvimento do setor. Clique nos botões abaixo para baixar os conteúdos que mais interessam ao seu negócio.
Experiência gastronômica e networking de qualidade
Além do conteúdo, o FOLGA + Mesa ao Vivo Rio 2026 ofereceu uma verdadeira imersão gastronômica. Restaurantes renomados como SOFIA (chef Kátia Barbosa), Bar do Momo, Empório Jardim (com Paula Prandini na cozinha), Cumbuca e a Associação de Chefes França & Brasil garantiram opções deliciosas de petiscos, pratos e sobremesas. Os participantes puderam desfrutar de um café da manhã de boas-vindas e aproveitar a área de convivência, com bar e mesas, ideal para o networking e a troca de ideias.
Números do evento
O sucesso do evento pode ser medido não apenas pela qualidade do conteúdo, mas também pela expressiva participação do público. O FOLGA + Mesa ao Vivo Rio 2026 recebeu 1.500 pessoas ao longo dos dois dias. Cinquenta e seis por cento dos inscritos eram proprietários ou gestores e quase 10%, diretores. O horário de pico de chegada foi entre 10h e 11h em ambos os dias, evidenciando o interesse em aproveitar a programação desde o início.

Stands e patrocinadores: produtos e serviços como coração dos negócios
A área de exposição foi um ponto alto, com mais de 40 parceiros apresentando produtos e serviços essenciais para o setor. Foi a oportunidade perfeita para descobrir novas soluções, fazer negócios e fortalecer a rede de contatos. E é por isso que agradecemos imensamente a todos os patrocinadores e apoiadores que tornaram o FOLGA + Mesa ao Vivo Rio 2026 possível:
Patrocínio Máster: Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretária de Turismo do Rio de Janeiro.
Patrocínio Ouro: iFood, PDV Legal e Sebrae.
Patrocínio Prata: CIEE Rio, Unilever Pro e Bacalhau da Noruega.
Patrocínio Bronze: Alfatec, Frescatto, Genial Solar, Goomer, IMASS, McCain, Grupo Nebraska, Rational, Seara e Takeat.
Apoiadores: King Higiene, Maz Contabilidade, Múltipla Benefícios, Oxford, Pluxee, Falaê, AMais Comunicação, Wer, Rubi Nutri Solutions, Suflex, 3Corações, Conéctar, Visit Rio, Risposta e MindHub.
Apoio Educacional e Participações: Diamantes na Cozinha, Vinícola Aurora, Miolo, Ambev, Villa Camarão, Fazenda Geneve, Sorvete Brasil e Jotajá. O Grand Sheraton foi o hotel oficial.
O FOLGA + Mesa ao Vivo Rio 2026 encerrou suas atividades deixando um legado de conhecimento, inspiração e novas conexões para o setor gastronômico. O desejo da organização é que os insights e o networking gerados impulsionem o crescimento e a inovação nos bares e restaurantes do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Até a próxima edição, para mais uma pausa na rotina e um play no crescimento!
Um “ping-pong” (FAQ) sobre o FOLGA + Mesa ao Vivo Rio 2026
O que é o FOLGA + Mesa ao Vivo Rio 2026? É a segunda edição do Fórum de Líderes na Gastronomia (FOLGA), em parceria com o Mesa ao Vivo Rio, focado em gestão e negócios para o setor de bares e restaurantes.
Quando e onde o evento aconteceu? O evento ocorreu nos dias 16 e 17 de junho de 2026, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.
Quantas pessoas participaram do evento? O evento reuniu 1.506 pessoas ao longo dos dois dias.
Quais foram os principais temas abordados? Os temas incluíram gestão de negócios, tendências de mercado, experiência do cliente, sustentabilidade, inovação em botecos cariocas, reforma tributária e o uso de IA na cozinha.
Quem foram alguns dos palestrantes de destaque? Entre os palestrantes, destacam-se o chef internacional Gastón Acurio, Ademario Santos Silva (Éx Burguer), João Diamante (Cozinha de Favela) e Carole Crema (chef pâtissier).
Quais restaurantes estiveram presentes com operações gastronômicas? SOFIA, Bar do Momo, Empório Jardim, Cumbuca e Associação de Chefes França & Brasil ofereceram opções gastronômicas durante o evento.
Quais são os objetivos do FOLGA + Mesa ao Vivo Rio? O evento visa estimular o networking, promover acesso a informações, serviços e produtos, e fomentar o crescimento e a inovação no setor de bares e restaurantes.
Se você foi ao FOLGA + MESA AO VIVO RIO 2026 vamos adorar saber sua opinião. Rsponda a pesquisa clicando no botão abaixo.












