Dados do Setor

CONFIRA O RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA PELO SINDRIO

O setor de bares e restaurantes, que representa mais de 10 mil estabelecimentos na cidade e cerca de 110 mil empregos diretos, foi afetado drasticamente pela a crise advinda da pandemia causada pelo coronavírus. Em abril, primeiro mês em que as medidas de contenção do Coronavírus foram sentidas, dados parciais mostram que o recolhimento de ICMS do total das atividades no estado do Rio recuou 16,5%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em relação à atividade de Bares e Restaurantes, o recuo foi de 70,2%.

O Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro – SindRio apura os números da crise e propõe ações afirmativas para a redução seus impactos. Em relação ao faturamento estimado do setor de bares e restaurantes no Estado do Rio foi de R$ 300,3 milhões em abril deste ano, com queda de R$ 706,7 milhões na comparação com abril de 2019.

Assim, nos primeiros quatro meses do ano, na comparação com igual período de 2019, o faturamento das empresas do setor recuou 19,4% (R$ 779,6 milhões).

Uma pesquisa realizada pelo SindRio com empresários mostra que 80% dos estabelecimentos da cidade perderam entre 50% a 100% do faturamento desde o início do isolamento social.

Para o presidente do SindRio, Fernando Blower, é fundamental que as ofertas de crédito cheguem até os pequenos empresários. “O que a gente precisa agora é que o Governo aprove linhas de crédito que efetivamente cheguem até o pequeno empresário.  Pelo menos 10% dos donos de estabelecimentos gastronômicos da cidade decidiram que não vale a pena insistir no negócio, e não pretendem reabrir. Quase 50% dos entrevistados disseram que estão com receita zero. Sem delivery, sem nada”, diz Blower.

Segundo estivamativa do SindRio, mais de 20 mil pessoas já perderam seus empregos no setor de gastronomia do Rio. A Instituição pleiteia junto ao Governo linhas desburocratizadas e direcionadas de crédito de capital de giro para suprir o fluxo de caixa de pequenas e médias empresas, com benefícios de carências, taxas incentivadas de longo prazo. Além disso, pede a postergação de obrigações fiscais e contábeis.

Sobre o SindRio e o #PlantãoCoronavírus

Dentre as ações realizadas pelo SindRio está a criação da seção #PlantãoCoronavírus que conta com informações de fontes seguras sobre o Coronavírus (Covid-19) e seus impactos no setor de bares e restaurantes em seu site. O ambiente virtual passa por atualizações diárias sobre as ações e orientações dos órgãos públicos responsáveis, informações médicas, jurídicas e econômicas sobre o assunto.

Além disso, o SindRio firmou aditivos emergenciais de acordos coletivos com sindicatos laborais (Sigabam, SindiRefeições e SindiHoteleiro) para possibilitar a flexibilização de regras trabalhistas como as férias e parcelamento de rescisão, sendo a primeira categoria do país a concretizar acordos.

Outras frentes foram abertas com a busca por parcerias comerciais com condições especiais. Assim, players do mercado do delivery realizaram acordos para oferecer taxas e prazos melhores aos estabelecimentos em operação.