SINDRIO INTEGRA FÓRUM SETORIAL DA CADEIA PRODUTIVA DE ALIMENTOS E BEBIDAS

A partir desta terça-feira, 03, o SindRio integra o Fórum Setorial da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas. A iniciativa é realizada pela Firjan e promove encontros mensais para debater temas relevantes, acompanhar a formulação e a implantação de políticas públicas que impactem e contribuam para o fortalecimento do segmento.

A representação do SindRio se dá por meio do presidente da Instituição, Fernando Blower, que passa a ser membro do grupo. O Fórum é composto, também, por empresários industriais, representantes da academia, representantes do governo (estadual e federal) e representantes do Sebrae. Entre outros membros, estiveram presentes: Adriano Lopes (Seappa), Murilo Freire Jr. (Embrapa), Aline Pierucci (Água Mineral Passa Três) e Moacyr Bogado (Frigoboi).

Fórum Setorial da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas

Neste encontro os membros receberam Luis Madi, Diretor de Assuntos Institucionais do Instituto de Tecnologia de Alimentos – Ital, que ministrou uma palestra sobre temas como a estratégia da indústria de alimentos no Brasil, as tendências do mercado nacional e internacional, quais são as dificuldades e desafios do mercado brasileiro — como a legislação para rotulagem de alimentos, uso da tecnologia na pesquisa e desenvolvimento de alimentos (foodtech) — e apresentou o projeto “Brasil Processed Food 2020: a Importância dos Alimentos Processados para a Sociedade Brasileira”.

O Fórum Setorial da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas

As reuniões do Fórum contam com palestras sobre assuntos relacionados aos setores industriais de fabricação de conservas, temperos, geleias, fabricação de cachaça, laticínios, frigorífico de aves, sucroenergético, artefatos de borracha e indústria de base florestal. Por meio desses encontros e da atuação com o Centro de Tecnologia Firjan SENAI Alimentos e Bebidas e a Gerência de Meio Ambiente da Firjan, o Fórum possibilita o acesso dos associados a conteúdos relevantes para seus modelos de negócio, possibilitando vantagens competitivas que aumentam a produtividade.

Fórum Setorial da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas
Na foto: Presidente do Fórum, Jose Carlos Trica; Vice-presidente, Marcelo Pacheco; e Assessor Técnico, Ronaldo Martins.

A participação do SindRio no Fórum Setorial da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas abre caminhos para o diálogo entre a discussão dos temas da produção dos alimentos e bebidas e os seus possíveis impactos no setor de bares e restaurantes. O sindicato integra, ainda, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/ Fecomércio RJ), o Conselho Municipal de Turismo, o Conselho de Representantes da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), o Conselho Gestor do Compra Rio, o Conselho Regional do Senac, o Conselho Consultivo do Think Up Rio da ESPM, o Conselho Empresarial da Economia – Firjan, o Conselho Empresarial do Turismo – ACRJ, o Conselho Municipal de Trabalho Emprego e Renda e o Fórum Permanente de Desenvolvimento da Alerj.

A presença e atuação nos fóruns e conselhos reforça o compromisso do SindRio com a missão de assegurar as empresas do ramo da gastronomia, alimentação e entretenimento, as melhores condições para o crescimento e fortalecimento do setor, junto a cidade e ao poder público.