Notícias

SETOR DE GASTRONOMIA SE REÚNE COM PREFEITO DO RIO

O Presidente do SindRio, Fernando Blower, participou nesta segunda (11/11) da reunião sobre licenciamento de mesas e cadeiras em áreas públicas, com o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, o vereador Rafael Aloiso Freitas e vários empresários do setor de bares e restaurantes. Além deles, estiverem presentes, o diretor-presidente da CET-Rio, Airton Aguiar, o secretário de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, o secretário de Cultura, Adolpho Konder e servidores da Secretaria de Fazenda, responsável por licenciamento e fiscalização.

Durante o encontro houve uma apresentação do vereador com alguns projetos de lei e legislações que podem auxiliar o setor da gastronomia a crescer e gerar mais empregos na cidade. O principal destaque foi o licenciamento de mesas e cadeiras nas calçadas e demais áreas da cidade. Empresários e legisladores acreditam que seja importante a atualização da legislação e que a autodeclaração é a melhor saída para o processo de liberação, desde que seguindo um ordenamento.

O presidente do SindRio, Fernando Blower, lembrou que o setor emprega mais de 100 mil pessoas diretamente e 500 mil indiretamente, além de movimentar R$ 9 bilhões na economia da cidade:

– O nosso pleito é pelo crescimento da cidade. Nossos negócios são bons para a segurança, pois leva as pessoas para as ruas de forma ordenada, sem falar do turismo e do primeiro emprego, pois somos grandes empregadores de jovens até 24 anos. Se tivermos mais mesas e cadeiras teremos que contratar mais pessoas. Não queremos tratamento especial, mas uma atenção para o nosso setor, que deseja crescer de forma ordenada.

O prefeito Marcelo Crivella anunciou:

– Farei, amanhã mesmo, um decreto para criar um grupo de trabalho. Fernando Blower indicará os representantes, para estudarmos quais as medidas que podemos tomar no Poder Executivo, para colaborar com o setor gastronômico. Sabemos a importância dos bares e restaurantes para a cidade do Rio de Janeiro. Além disso, pretendo sancionar todos os avanços que forem aprovados na Câmara Municipal.

 

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo