Jurídico

Cursos

CNC | Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Comunicação e Imprensa
  Home - Comunicação e Imprensa - Restaurantes e Bares são os lugares mais frequentados pelos internautas
Restaurantes e Bares são os lugares mais frequentados pelos internautas

SÃO PAULO - Com a evolução dos aplicativos de localização e check-ins é possível conhecer os hábitos dos internautas. Um levantamento feito pela E.Life, empresa  brasileira de inteligência de mercado e gestão de relacionamento em redes sociais, revelou os tipos de estabelecimentos mais visitados pelos internautas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Com base nos chek-ins feitos via Foursquare, foi observado que em São Paulo, os lugares mais frequentados pelos usuários estão na categoria de bares, restaurantes e afins. Na cidade foram identificados 5.638 chek-ins nestes estabelecimentos que incluem cafés, padarias, pizzarias e baladas.

Em segundo lugar, estão as estações de trens e metrô, com 4.233 visitas. Entre elas, as estações Palmeiras-Barra Funda, Vila Mariana, Luz, República e Pinheiros tiveram o maior número de marcações. Os shoppings ficaram na terceira posição, com 3.351 check-ins, seguido pelas universidades com 3.018 registros.

Rio de Janeiro
Diferente do público de São Paulo, os cariocas costumam frequentar mais os Shopings, nesta categoria foram registrados 910 chek-ins.

Os bares e restaurantes ocuparam a segunda posição, com 822 registros, seguidos pelos aeroportos (736) e estações de trens (568). Entre as estações, as mais visitadas foram: Botafogo, Coelho Neto, Maria da Graça, Cardeal e Cantagalo. As universidades ficaram na quinta posição, com 488 marcações.

Badalação nas cidades
A pesquisa também mostrou os horários mais postados pelos usuários das duas cidades. Em São Paulo, durante a semana os picos de check-ins ocorrem no período da manhã. Aos finais de semana, o aplicativo é mais utilizado à tarde, principalmente por volta das 17h. Com exceção para os sábados, quando os post se concentram no período noturno.

Já no Rio de Janeiro, aos finais de semana, a maior parte dos chek-ins acontecem a noite, principalmente as 21h.

Nas duas cidades, o volume mais baixo de registros acontecem aos domingos, e especialmente nesse dias, a maioria dos registros de visitas acontecem por volta das 14h. Em São Paulo, o volume de chek-in é 227% maior que no Rio de Janeiro.

Pesquisa
O levantamento dos hábitos dos internautas destas duas cidades foi realizado por meio de mapeamento do Twitter, isolando posts com os registros feitos pelos usuários via foursquare - serviço de geolocalização que permite indicar com precisão a localidade uma pessoa a partir de um dispositivo móvel conectado a internet.

O monitoramento foi feito entre os dias 23 de março e 1º de Abril e coletou 107 mil check-ins, porém nem todos os lugares são identificáveis.

Veja aqui a matéria.