NotíciasNotícias Jurídicas

ESCLARECIMENTO SOBRE ACORDOS COLETIVOS

Tendo em vista o surgimento de boatos de que foi firmada Convençao Coletiva com aumento do piso salarial e/ou reajuste no período da pandemia no mês de julho, o SindRio vem informar que não é verdadeira a notícia que afirma a existência de novos acordos.

O SindRio ressalta que a data-base das convenções coletivas é em janeiro. Além disso, é importante destacar que a afirmação de que houve um aumento salarial em julho não condiz com a realidade.

O SindRio explica que este aumento é devido desde janeiro e foi definido no período de pré-pandemia de acordo com o reajuste da inflação. Portanto, todas as empresas já eram obrigadas a realizar o dissídio coletivo no início do ano – período anterior à pandemia – e a assinatura dos atitivos trouxe apenas a flexibilização de determinadas normas trabalhistas e não o aumento salarial e/ou reajuste.

Confira, a seguir, as publicações oficiais sobre o assunto:

SindiRefeições

Sigabam

Sindicato Hoteleiro

• Confira o aditivo da Convenção Coletiva entre SindRio e Sindicato Hoteleiro assinado em 2020. Acesse: TERMO ADITIVO 2020