Plantão Coronavírus

SINDRIO APOIA CAMPANHA NACIONAL DA ABAD EM PROL DO SETOR

A ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produto Industrializados) acaba de lançar uma campanha nacional para minimizar o impacto econômico da suspensão de atividades dos bares e restaurantes em razão das medidas de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Denominado AVANTE FOOD SERVICE BRASIL, o movimento tem o apoio da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Aderj (Associação Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro), IFB (Instituto Food Service Brasil), Sindrio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro) e de líderes regionais da ABAD.

O segmento de alimentação fora do lar é um dos mais atingidos pela crise provocada pela Covid-19. O tamanho real do impacto financeiro ainda não pode ser dimensionado com exatidão, mas sabe-se que, depois de três meses de portas fechadas, dos cerca de 1 milhão de estabelecimentos espalhados pelo país, pelo menos 20% não devem reabrir seus negócios; e 80% vão tentar retomar as atividades com uma queda brutal no faturamento.

A ideia inicial de oferecer apoio ao segmento partiu da Aderj, que procurou a ABAD para discutir maneiras de auxiliar bares e restaurantes neste momento de retomada. O segmento, além de vital para economia do país, é também um importante canal de vendas do setor atacadista e distribuidor.

Dos encontros entre as instituições que integram a campanha nasceu o consenso de criar um movimento nacional em prol de bares e restaurantes para o equilíbrio de toda a cadeia.

“Ao apoiar bares e restaurantes estamos protegendo toda a cadeia. Não podemos cruzar os braços e deixar o segmento simplesmente afundar. Trata-se de uma ação colaborativa que vai preservar milhares de empregos”, afirma Joilson Maciel Barcelos Filho, presidente da Aderj e líder da ABAD na Região Sudeste.

A indústria fornecedora do setor será convidada a abraçar essa causa para permitir que os estabelecimentos tenham condições mínimas de retomar as atividades e fazer frente às suas despesas, por meio de medidas como:

• Concessão de prazo adicional para pagamento nas primeiras compras na reabertura do estabelecimento;
  • Doação de enxoval/kit de reabertura com produtos essenciais ao início das atividades e recomposição do estoque dos operadores;
  • Doação de kit de proteção e higienização para atendimento aos clientes e empregados;
  • Incentivos comerciais, promoções packs, bonificações nos itens de maior representatividade para o setor;
  • Criação de kits para promover a sistemática de DELIVERY dos operadores;
  • Entre outras ações.

Dessa forma, a rede de atacadistas e distribuidores, que atende operadores de food service em todo o Brasil, com 60% ou mais do seu faturamento voltado ao segmento, poderá repassar preços, prazos e promoções.

As indústrias interessadas em contribuir para o movimento podem esclarecer suas dúvidas com o superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano, pelo telefone 11- 99105-1356 ou pelo e-mail oscar@abad.com.br

Reprodução: ABAD