Plantão Coronavírus

PRESIDENTE DO SINDRIO FALA SOBRE DECRETO DA PREFEITURA

 

Confira, a seguir, a palavra do presidente do SindRio, Fernando Blower, sobre o decreto n.º 47.488 publicado pela Prefeitura no Diário Oficial do Rio sobre os protocolos de reabertura dos bares e restaurantes.

 

Em relação ao decreto, é importante esclarecer que o SindRio recebeu com muita surpresa o que foi publicado e considera absurda a liberação de ambulantes em momento anterior ao setor de bares e restaurantes. O SindRio está atuando junto à Prefeitura para tentar reverter esta questão.

Além disso, no decreto questões como distanciamento entre os clientes e outros procedimentos geraram incertezas quanto à suas aplicações. O SindRio está neste momento tentando resolver estes pontos com a Prefeitura a fim de que o setor possa retomar suas atividades com segurança.

Em paralelo, o SindRio também está dialogando com o Governo do Estado a fim de que os padrões sejam também razoáveis para a reabertura. O Governo do Estado manteve as restrições até o dia 05.06 (hoje só é permitido delivery, take away e capacidade de 30%).

O decreto municipal fala da reabertura em fases e que cada fase terá prazo mínimo de 15 (dias), podendo o prazo ser superior. Além disso, devem ser observados diversos requisitos para mudança de fase (capacidade/disponibilidade de leitos de UTI, taxa de variação de óbitos, taxa de variação de internação e taxa de variação de novos casos). Ou seja, se algum dos requisitos não for atendido, não se muda de fase, ou, no pior cenário, a fase pode regredir.

Para bares e restaurantes da cidade do Rio, é fundamental seguir as orientações da Prefeitura, sob pena de multas. Assim que novas definições sejam estabelecidas e um consenso seja acordado, vamos divulgar imediatamente.

Acesse o documento na íntegra:

Diario Oficial_02_06_2020_EDIÇÃO_ESPECIAL

 

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo