Dados do Setor

ABRIL TEM A PIOR ARRECADAÇÃO DE ICMS DA HISTÓRIA DO SETOR DE BARES E RESTAURANTES

O setor de bares e restaurantes, que representa mais de 10 mil estabelecimentos na cidade e cerca de 110 mil empregos diretos, foi afetado drasticamente pela crise do coronavírus. Em abril de 2020, o recolhimento de ICMS do total das atividades no estado do Rio recuou 16,5%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em relação à atividade de Bares e Restaurantes, o recuo foi de 70,2%.

O Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro – SindRio – apura os números da crise e propõe ações firmes para a redução seus impactos. O faturamento estimado do setor de bares e restaurantes no Estado do Rio foi de R$ 300,3 milhões em abril deste ano, com queda de R$ 706,7 milhões na comparação com abril de 2019. Assim, nos primeiros quatro meses do ano, na comparação com igual período de 2019, o faturamento das empresas do setor recuou 19,4% (R$ 779,6 milhões).

Uma pesquisa realizada pelo SindRio com empresários mostra que 80% dos estabelecimentos da cidade perderam entre 50% a 100% do faturamento desde o início do isolamento social. Para o presidente do SindRio, Fernando Blower, é fundamental que as ofertas de crédito cheguem até os pequenos empresários. “O que a gente precisa agora é que o Governo aprove linhas de crédito que efetivamente cheguem até o pequeno empresário. O delivery é apenas um oxigênio. Pelo menos 10% dos donos de estabelecimentos gastronômicos da cidade decidiram que não vale a pena insistir no negócio, e não pretendem reabrir. Quase 50% dos entrevistados disseram que estão com receita zero.”, diz Blower.

Segundo estimativa do SindRio, mais de 20 mil pessoas já perderam seus empregos no setor de gastronomia do Rio. A Instituição pleiteia junto ao Governo linhas desburocratizadas e direcionadas de crédito de capital de giro para suprir o fluxo de caixa de pequenas e médias empresas, com benefícios de carências, taxas incentivadas de longo prazo. Além disso, pede a postergação de obrigações fiscais e contábeis.