S.O.S Bares e Restaurantes

GASTROMOTIVA CRIA INICIATIVAS PARA ARRECADAR ALIMENTOS

A Gastromotiva é uma organização social que tem como missão utilizar a gastronomia como ferramenta para transformação social. Com a impossibilidade de permanecer recebendo as 90 pessoas em situação de vulnerabilidade social para os Jantares Solidários no projeto Refettorio Gastronomia, a ONG inicia novo formato de atuação para continuar implementando empregabilidade e diminuição da insegurança alimentar durante o contexto da pandemia do coronavírus a partir de duas novas iniciativas:

Banco de Alimentos

O Refettorio Gastromotiva está atuando como receptor de doações de alimentos que estão sendo enviados para instituições parceiras que precisam de ajuda. Proprietários de estabelecimentos que tenham alimentos para escoar podem fazer doações diretamente no Refettorio Gastromotiva (Rua da Lapa, 108 Centro RJ), no Restaurante Aconchego Carioca (Rua Barão de Iguatemi, 245 Pç da Bandeira) ou através de “drive thru” nas lojas TT Burguer do RJ.

“Logo que a crise se instaurou, entendemos que o Refettorio não poderia continuar servindo 90 refeições ao dia para os que mais precisam. Apagamos os fogões, mas abrimos as portas para doações de alimentos e iniciamos uma campanha para aumentar nossa arrecadação”, conta David Hertz, chef empreendedor social fundador da Gastromotiva.

Entre as empresa que estão dentro do projeto como doadoras de insumos, estão: Benassi, Boteco Belmonte, Cargill, Chef Fabian Sasso, Grand Hyatt, Rio Scenarium, Slow Bakery, Hotel Emiliano e TT Burguer.

Já são mais de 20 toneladas de alimentos foram redirecionados à organizações parceiras. Entre os projetos beneficiados, estão: Casa Nem, Comunidade Católica Aliança de Misericórdia – Fraternidade São José, Comunidade Católica Shalom, Convento Carmelo de Santa Teresa,Central de Recepção de Crianças e Adolescentes Ademar Ferreira de Oliveira – Central Carioca, Albergue Espaço Solidário – Central do Brasil, Irmãs da Caridade – Madre Teresa de Calcutá, Igreja Batista Farol da Lapa Projeto Juca, Redes da Maré e Yoga de Rua.

A estimativa é que mais de 32.600 pessoas já tenham sido atendidas com refeições preparadas a partir dos insumos arrecadados no período. “São nestes momentos de sensibilidade que mostramos que juntos podemos alimentar a humanidade com solidariedade”, completa David.

Cozinhas Solidárias

Por meio da rede de alunos, ex-alunos e parceiros, a Gastromotiva planejou também um modelo de cozinhas que possam atender populações em situação de insegurança alimentar. Cada cozinheiro usa a sua própria estrutura de casa para produzir as refeições. Assim se inicia um novo modelo de empreendedorismo social. O projeto prevê a entrega de insumos, geração de renda para os cozinheiros e ajuda com operacional e treinamento. A Gastromotiva envia alimentos, embalagens e ajuda a gerenciar toda a logística de distribuição das refeições nas comunidades e ainda garante uma renda para os cozinheiros solidários. Assim se inicia um novo modelo de empreendedorismo social.

Dentro do projeto, as cozinhas foram formatadas em três modelos: de grande, média e pequena capacidade, respectivamente para o fornecimento de 400, 200 e 100 refeições por semana. A meta é atingir 80.000 refeições por mês.

Os chefs Claude e Thomas Troisgros são padrinhos e a chef Katia Barbosa é madrinha do projeto com campanha lançada para a arrecadação de fundos, #EuAlimentoEsperança.

A organização também abriu um crowdfunding pela plataforma Kickante e doações podem ser feitas através do link: bit.ly/gmfundocovid.

Informações:

Doações de Alimentos:

Rio de Janeiro

Refettorio Gastromotiva – Rua da Lapa, 108 Centro RJ – refettorio@gastromotiva.org

Restaurante Aconchego Carioca – Rua Barão de Iguatemi, 245 Praça da Bandeira

Lojas TT Burguer RJ: Todos os dias uma pessoa estará na porta do TT Burguer para receber sua doação drive-thru. Agendar pelo whatsapp entre 15h-18h:

Arpoador: 21 96458-8674 | Barra: 21 96458-8675 | Botafogo: 21 96458-8681

Ipanema: 21 96458-8683 | Leblon: 21 96458-8678

Doações Financeiras:

Campanha de arrecadação #EuAlimentoEsperança:

bit.ly/gmfundocovid

Depósito Bancário: