S.O.S Bares e Restaurantes

CONHEÇA O @COMIDADERESISTÊNCIA

Um movimento chamou atenção nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (18). Representantes de estabelecimentos de meios de alimentação mudaram suas fotos de perfil e publicaram o mesmo texto, como uma forma de manifesto para a sociedade.

Confira o texto que vem se multiplicando nas redes:

“ Acreditamos que a gastronomia é um ato de AMOR coletivo. Não apenas por reunir pessoas em volta de uma mesa para debater, celebrar, encontrar novos caminhos.

A gastronomia vai muito além de um negócio ou de um prato de comida. É um ato que começa no pequeno produtor, que vive de cultivar os melhores ingredientes, passa pela pessoa que transporta os insumos de forma responsável, entrega ao restaurante que o utiliza de forma consciente, até virar o produto final.

Neste momento delicado e inédito pelo qual passa nosso setor em função da pandemia global de COVID-19, e no qual muitos pequenos negócios enfrentam o maior desafio de suas existências, buscamos na essência da gastronomia a solução para a crise.

O momento é de cuidarmos uns dos outros, nos unir e resistir. Distanciamento social físico e acolhimento virtual. É urgente uma reação coletiva, que envolva empresários, brigada, clientes, fornecedores e todos que fazem parte deste universo, que gera 160 mil empregos diretos no estado e 110 mil no município.

Muitos teremos que fechar as portas sem previsão de reabrir, e outros seguiremos temporariamente mantendo operações especiais, cumprindo todas as medidas determinadas pelas autoridades e órgãos públicos de saúde. Acolhemos todos.

Essa é uma luta não somente pela sobrevivência dos grandes negócios, mas também pela manutenção dos pequenos e  de todos os funcionários envolvidos e suas famílias. Estamos comprometidos como a sociedade. Faremos a nossa parte. Mas precisamos do apoio de vocês.

Unidos no afeto e responsabilidade, temos certeza de que enfrentaremos essa tempestade de forma criativa e sairemos mais fortes! .

Abrimos este espaço para compartilhar iniciativas que ajudem a passar por esta época sombria, com os menores danos possíveis. Conhece alguma ação legal? Conta aqui e vamos ajudar a divulgar. Siga @comidaderesistencia

idealizado por:

@prosanacozinha @carolzappa @marcellasobral

arte @ohara.alissa

A ideia do movimento

A partir do manifesto, foi criado o perfil no Instagram @comidaderesistencia idealizado pela Chef Manu Zappa e as jornalistas Carol Zappa e Marcella Sobral, com o objetivo de ser mais um espaço de informação e união neste momento de crise e restrições.  Em um dia já são mais 3.000 seguidores e o número continua crescendo.

“Nos unimos inicialmente como uma forma de amparo,  mas sabemos que a causa é muito séria e não podemos ficar parados. Em pouco tempo já temos várias ações programadas. O instagram é um espaço para divulgar estas ações e  ouvir o que está acontecendo. Vamos todos juntos tentar reverter este cenário”, explicou a Chef Manu Zappa.

Leia outras notícias acessando o #PlantãoCoronavírus do SindRio.