CONFIRA A RETROSPECTIVA SINDRIO 2019

Terminamos um ano intenso em 2019 e seguimos atuando para o desenvolvimento do Setor de bares de restaurantes da cidade do Rio de janeiro. Confira a seguir uma retrospectiva do SindRio em 2019.

A conquista do ICMS e representação do setor

Dentre as diversas ações realizadas este ano, após longa negociação junto ao Governo do Estado, conquistamos um grande motivo para comemorar: os bares e restaurantes passaram a poder optar pela redução de base de cálculo de ICMS para 4% sobre a receita tributável, trazendo maior segurança jurídica para a retomada dos investimentos.

O SindRio conquistou após longa negociação a redução da alíquota de base de cálculo do ICMS para 4%

Já junto à ALERJ, Câmara dos Vereadores, Prefeitura e Governo do Estado buscamos promover a melhoria do ambiente econômico do Rio de Janeiro contribuindo em discussões de leis. Além disso, participamos de importantes fóruns e ocupamos assento em diversos Conselhos municipais e estaduais junto a outras organizações – FIRJAN, FECOMERCIO, ESPM, SENAC, ANR, ACRJ e RC&VB – lutando por melhores condições de negócios para os empresários cariocas.

O Sindrio esteve presente em diversos conelhos na cidade do Rio de Janeiro para representar interesses do setor.

Essas conquistas são para todo o setor que representamos que conta com mais de 11.000 empresas das quais 2.000 são associadas.

Além de forte atuação institucional, modernizamos nossa gestão, diversificamos serviços e benefícios para associados e ampliamos a comunicação com nossos associados.  Reforçamos também a qualidade de nossos cursos e da área jurídica.

Formação de profissionais para o setor

Oferecemos mais de 20 palestras gratuitas para mais de 460 pessoas sobre assuntos diversos, como tributação, gestão, ou atendimento, para ajudar na decisão de negócios dos empresários do setor. Parcerias com Vigilância Sanitária, Procon e AGERio são pilares que mostram nosso compromisso com as esferas estadual e municipal.

Assinatura do convênio SindRio e AGERIO
Assinatura do convênio SindRio e AGERIO também entraram na restrospectiva SindRio 2019

Realizamos mais de 80 cursos de formação profissional para o setor e formamos mais de 1.000 alunos.  A nossa grade foi expandida e trouxe novidades, como os cursos de Chef Executivo de Cozinha, Auxiliar de Cozinha, Gestão Estratégica de Bares e Restaurantes, Mixologia Clássica, Gestão de Serviço e Excelência no Atendimento, Gestão Lucrativa Financeira, Gestão Lucrativa de Estoque e Serviço de Vinhos.

Também apoiamos a formação de três turmas do projeto “Learning for life”, realizado em parceira com os Institutos Diageo e Pertencer que tem como objetivo capacitar jovens de baixa renda, de 18 a 34 anos. Cerca de 60 jovens foram formados no curso de Bartender, incluindo estágios em locais associados, aumento as chances de entrada no mercado de trabalho.

Cerca de 60 jovens foram formados pela parceria do projeto Learning For Life

Além disso, já temos novidades para 2020 com o lançamento dos cursos de Cozinha Vegana e Saudável, Culinária Japonesa – Pratos Quentes e Gestão Lucrativa de Cardápios.

Presença e apoio em eventos

Outro grande motivo de orgulho nestra retrospectiva SindRio 2019  foi a realização de importantes eventos no calendário gastronômico da cidade.  Apoiamos mais uma edição do evento Rio Gastronomia, Comida di Buteco e Rio Wine Food & Festival.

Realizamos a segunda edição do Circuito dos Polos, em parceria com o Rio Gastronomia, que contou com a participação de mais de 50 restaurantes e bares dos dos polos gastronômicos cariocas. Realizamos, também, o projeto Gosto da Amazônia, criado com um nobre propósito de melhorar a qualidade de vida das comunidades envolvidas no manejo do pirarucu selvagem da Amazônia. Durante o ano, realizamos diversas etapas na cidade do Rio de Janeiro que trouxeram o peixe e conquistaram o mercado, os chefs, restaurantes e público carioca aliando geração de renda, sustentabilidade e boa gastronomia.

Festival Gosto da Amazônia no CADEG
Um dos eventos importantes na retrospectiva SindRio 2019 foi o projeto Gosto da Amazônia

Já em 2020 já nos preparamos para apoiar outros eventos na cidade como a primeira edição dos Jogos de Botequim e  do I Festival de Gastronomia Japonesa Rio Matsuri.

Mais um ano vai começar e, de forma otimista, continuaremos a trabalhar em prol do objetivo de desenvolver serviços, técnicas e ferramentas que facilitem a gestão das empresas associadas e a melhoria no setor de bares e restaurantes, assim como a economia da cidade do Rio de Janeiro.