Um delicioso domingo (06 de outubro) encerrou a programação do Festival Gosto da Amazônia no CADEG. O evento contou com oficina e degustação com três chefs renomadas: Ana Ribeiro, Teresa Corção e Andressa Cabral.

Teresa, ecochef do Instituto Maniva, começou explicando a diferença do pirarucu de cativeiro já vendido por aqui e o de manejo, trazido pelo projeto.

Enquanto isso, Ana Ribeiro preparou pirarucu temperado com alho, sal, limão, pimenta, caldo de tucupi e o molho cremoso “pilu pilu”, criado por ela, que é feito à base de bacalhau. Como acompanhamento, foi preparado um cuscuz de farinha d´água, hidratado com caldo de legumes, com PANCS (Plantas alimentícias não convencionais), que são a especialidade culinária da Ana.

Andressa Cabral falou sobre sua experiência com o Projeto e contou que as pernas tremeram quando desceu do barco na Amazônia para a viagem, onde conheceu de perto a pesca e o manejo sustentável. O prato preparado pela chef incluiu pirarucu defumado e, segundo Andressa, ingredientes “bem africanos”: a banana da terra e o feijão vermelho. Além disso, acrescentou muito tempero: “É o meu axé”, contou.

 

Teresa Brasil e seu filho Lucas souberam do projeto e incluíram a ida ao CADEG na programação do fim de semana. “Já conhecíamos o pirarucu, mas amamos o defumado com o frescor dos acompanhamentos feitos por Andressa e anotamos a receita”, falou animada.

Para finalizar, o Projeto Mesa Brasil do Sesc ensinou a fazer o bolinho de pirarucu com recheio de casca de banana da terra com leite de coco e pesto de coentro, com aproveitamento integral dos ingredientes.

Essa foi a quinta e última etapa do Projeto Gosto da Amazônia que começou em março deste ano com 15 chefs do Rio de Janeiro, que testaram e aprovaram o pirarucu de manejo. Em seguida, oficinas foram realizadas no SindRio para cerca de 250 pessoas; no mês de julho nove chefs viajaram para as Terras Indígenas Paumari, a fim de conhecer de perto, no sul do Amazonas, o manejo e seus benefícios. Antes de chegar ao Cadeg, o Gosto da Amazônia também marcou presença no Rio Gastronomia, evento que reuniu cerca de 60 mil pessoas em agosto no Píer Mauá, onde foram servidas quase três mil porções de pratos com pirarucu.

Saiba tudo sobre o projeto em www.gostodaamazonia.com.br