Notícias

SINDRIO REALIZA PALESTRA SOBRE CÁLCULO E APURAÇÃO DE TRIBUTOS EM BARES E RESTAURANTES

Publicado em: 17/07/2019

O SindRio realizou nesta terça-feira, 17, uma palestra sobre cálculo e apuração de tributos em bares e restaurantes com a presença dos consultores tributários Rodolfo de Castro e Eduardo Torreão. Além de tratar da apuração de tributos, o bate-papo também trouxe a discussão sobre os riscos e oportunidades envolvidos no tema.

O cálculo inadequado de tributos é mais comum do que se imagina e gera impacto nas empresas. Realizar a classificação, cálculo e tributação de forma correta pode não só afetar o fluxo de caixa de um negócio como evitar pendências com o fisco, resultando em economia fiscal.

O consultor tributário Rodolfo de Castro explica que o objetivo do encontro é esclarecer dúvidas sobre questões comuns da tributação de produtos para o setor de bares, restaurantes e similares, bem como quais são as oportunidades e riscos envolvidos no processo. “Ao saber com profundidade o que significam, como se categorizam e como fazer a classificação tributária de produtos na compra e venda é possível evitar passivos tributários e identificar possibilidades de crédito para o empresário”, comenta.

Com a exposição da classificação tributária de bebidas frias alcoólicas, não-alcoólicas, insumos, alimentos e mercadorias como sorvetes e até hambúrgueres, por exemplo, os consultores detalharam quais impostos estão relacionados a cada um, a legislação federal sobre o PIS e COFINS, quais alíquotas são aplicáveis em cada caso, bem como sua esfera estadual ao abordar a lei de ICMS e sua recente mudança com a redução da alíquota para 4%. Clique aqui e saiba mais.

O evento faz parte de uma série de encontros que tratam de temas relevantes para o setor como a palestra sobre gorjetas, realizada pela advogada especialista em Direito do Trabalho Paula Leonor e o contabilista e consultor Paulo Castro, e a palestra sobre o NRA Show2019 (National Restaurant Association) ministrada pelo cofundador e CEO do Chefs Club Guilherme Mynssen. Saiba mais.

Acesse a seguir o Guia Tributário disponibilizado pelos consultores:

Guia Tributário

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo