Palestra gratuita em parceria com a PUC: “Os desafios dos bares e restaurantes em tempo de crise”

Publicado em: 05/06/2019

O SindRio promove palestras gratuitas três vezes por mês para o setor de gastronomia e também abrangendo gestão. Ontem (03/06) teve uma em parceria com a PUC, “Os desafios dos bares e restaurantes em tempo de crise”. O nosso presidente, Fernando Blower foi palestrante junto com o nosso vice-presidente, Pedro de Lamare, o professor Jorge Duro. Já o professor Mário Miranda foi o mediador. E também esteve presente o professor Marcos Caiado.

O evento foi aberto pelo professor Jorge Duro com o lema em latim ou grego da PUC “Alias Grave Nil” que significa “Nada é pesado para quem tem asas”. Que discorreu sobre as certezas da vida, com participação da platéia: morte, impostos e mudança. Falou ainda sobre ter foco, planejamento e disciplina. E que só se ganha dinheiro se tiver propósito ou missão.  Ele contou que o triângulo usado em restaurantes é preço no topo e produto e atendimento na base.

Segundo Pedro que tem o Gula Gula há 35 anos: “A gastronomia carioca mudou nos últimos 10 anos o que não mudou em 40.”

Com o Meza Bar há 10 anos, Fernando falou sobre adaptabilidade (ser aberto a tudo, seja fornecedores e clientes) e resiliência (tomar pancadas e continuar). E a necessidade de encantar primeiro os funcionários para depois o cliente, ter uma experiência, bem mais que só a comida.

Alguns dados: em 4 anos, 50 mil postos de serviço foram extintos. E 110 mil jovens entre 18 e 24 anos, no Rio tem seu primeiro emprego em bares ou restaurantes, muitos através do SindRio.

Atualmente os clientes podem conhecer uma gastronomia mais elaborada através de canais como GNT, que tem programas com vários chefs renomados.

“O objetivo dos restaurantes é se tornar o “third place“, ser o terceiro lugar da pessoa, depois da casa e do trabalho”, contou Pedro. E pontuou que em São Paulo alguns lugares já abrem desde o café da manhã até o jantar.

Quanto ao tema principal da palestra, a conclusão é que a crise dá a oportunidade de criar coisas novas, se reinventar e ainda os pontos para aluguel ficam mais baratos.

E os professores da PUC anunciaram o curso com início em 1º de julho, “Gestão avançada de bares, restaurantes e fast food” e inscrição com desconto pelo SindRio.

Palestrantes:
Fernando Blower – Presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SINDRIO) e sócio do Meza Bar, Fernando é formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade de Paris. Também é pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem MBA Executivo em Administração pelo Instituto COPPEAD – UFRJ.

Pedro de Lamare – Proeminente empresário do segmento de Alimentação. É um dos sócios da rede Gula Gula. Atualmente é vice-presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SINDRIO), do qual também já foi presidente.

Jorge Duro – Doutor em Administração de Empresas pela PUC Rio e Coordenador do MBA da Gestão Comercial e de Vendas do IAG PUC Rio. Ex-Empresário do ramo de alimentação e CEO da Mercadata Selling Institute., da Flexcorp do Brasil -Tecnologia de Aprendizagem e DANAE – Participações e Investimentos. Autor de seis livros entre eles o Desperte Empreendedor em Você e o livro Marketing para não Marqueteiros

Professor Mário Miranda – Pós graduado em Gestão de Negócios pela Universidade Veiga de Almeida. Atua há 25 anos no mercado de Food Service, desenvolve vários projetos de gestão de restaurantes e é criador da série de cursos intitulada “Gestão Lucrativa”.

Professor Marcos Caiado, Msc – Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorando em Administração de Empresas pela FGV. É um dos proprietários da rede Parmê de pizzarias.