OFICINA CULINÁRIA DO PROJETO GOSTO DA AMAZÔNIA RECEBE A CHEF ANDRESSA CABRAL

Publicado em: 18/06/2019

O Sindicado de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) recebeu, nesta segunda-feira (17), a oficina culinária da chef Andressa Cabral como parte da programação do projeto Gosto da Amazônia. A headchef do Meza Bar, que venceu o prêmio Água na Boca 2019 na categoria Chef da Zona Sul, foi a quinta convidada do evento e trouxe uma receita cheia de sabor: pirarucu na manteiga com arroz jollof de coco.

A proposta, explica a chef, une o peixe símbolo do Brasil, o pirarucu, com um prato tradicional da África Ocidental. “O prato é consumido em Gana, Senegal, Nigéria, Serra Leoa, Costa do Marfim, Camarões e Mali, mas existem diversas variações regionais, mudando de nome e até de ingredientes”, explica Andressa. A versão da oficina foi feita com especiarias como cardamomo e semente de coentro, além de ingredientes como tomates, gengibre, leite de coco, castanhas e legumes variados. O pirarucu, por sua vez, foi feito com manteiga noisette – que significa avelã em francês – em um processo onde o peixe foi feito na frigideira banhado diversas vezes na manteiga e aromatizado com ervas. O nome se dá ao fato de que aquecida a manteiga ganha coloração marrom, lembrando a cor da avelã.

“Pensei em um prato descomplicado para que qualquer pessoa pudesse fazer, mas também uma técnica interessante para o preparo do peixe. Aprendi desde cedo com as mulheres da minha família que a comida reúne pessoas e sempre tento trazer um pouco de quem eu sou para o prato”, comenta a chef.

Desenvolvido a partir da necessidade de conquistar novos mercados e um número maior de consumidores para o produto, o Gosto da Amazônia é fruto de uma parceria entre as instituições responsáveis pelo manejo do pirarucu, o Instituto Maniva, cuja missão é promover a melhoria da qualidade alimentar da sociedade, valorizando o modelo de produção familiar e sustentável, e o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), que representa institucionalmente mais de 11.000 estabelecimentos na cidade e está sempre em busca de novidades e melhorias para o setor.

A Ecochef Teresa Corção, presidente do Instituto Maniva e uma das responsáveis pelo Projeto Gosto da Amazônia no Rio de Janeiro, falou sobre a importância do projeto. “Não é apenas uma mudança de mercado com a abertura para esse produto, mas uma mudança de pensamento do produtor, dos compradores, dos restaurantes, chefs e até consumidores sobre esse trabalho sustentável”, explicou.

O produtor cultural Roberto Alves comemorou a iniciativa: “Aprendi várias dicas com a chef que vou levar para a cozinha e me apaixonei pelo peixe. Com certeza vou passar a consumir em restaurantes e quem sabe até arriscar fazer em casa”, promete.

Na primeira etapa do projeto, 15 chefs da cidade testaram e aprovaram o pirarucu de manejo, e após a realização das oficinas no SindRio estão previstas mais três inciativas para estimular o consumo do produto no Rio: nove chefs viajarão para a Amazônia e conhecerão de perto a pesca do pirarucu e seus impactos sociais e econômicos nas comunidades que participam do manejo; em agosto, um quiosque especializado em receitas de pirarucu de manejo e uma barraca na feira de produtores com produtos amazônicos marcarão presença dentro do maior evento de Gastronomia do país, o Rio Gastronomia; e de 20 de setembro a 06 de outubro será realizado o Festival Gosto da Amazônia no CADEG, com restaurantes servindo pratos especiais preparados com pirarucu e lojas do mercado vendendo produtos da Amazônia.

#gostodaamazonia #pirarucudemanejo  #sindrio #pirarucusoseforlega #gastronomiabrasileira #saboresamazonicos #mezabar #ecochefs#institutomaniva