Eventos e Projetos

Etapa Brasil do Challenge Internacional Sud France acontece no Rio de Janeiro

Publicado em: 15/05/2019

Desafio escolhe o melhor sommelier e vencedor ganha a oportunidade de disputar o desafio na França com viagem all inclusive

Imagina ter a oportunidade de concorrer a um dos desafios mais importantes de sommelier do mundo e ainda ganhar uma viagem de uma semana com tudo pago para a França? Essa é a proposta do Challenge Sud de France, etapa brasileira classificatória para disputar o Challenge Sud France La Sommelerie 2020. Organizado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e Agence Régionale de Développement Economique (AD’OCC), a fase nacional tem o objetivo de selecionar e preparar o participante para vencer o concurso internacional.

Por isso, além da competição em si, os concorrentes ainda vão participar de aulas preparatórias, sobre o Sul da França. No Rio e em São Paulo, elas vão ser ministradas pelo coordenador do concurso Rogerio Rebouças. Já em Minas Gerais, as aulas serão aplicadas por um filiado da ABS- MG, que virá ao Rio de Janeiro para ser treinado por Rogerio.

Para participar do concurso, que tem o apoio da Decanter Vinhos e Région Occitanie / Pyrénées-Méditerranée (Agência Regional de Desenvolvimento Econômico da Região Ocitania/Pirineus Mediterrâneo), basta ser sommelier e se inscrever pelos e-mails abs@abs-rio.com.br ou abs@abs-minas.com.br até o dia 17 de maio.

A final do Expert Sud de France vai acontecer no dia 13 de setembro, no restaurante Érico, na Barra da Tijuca. Para chegar até esta etapa, os concorrentes precisam enviar uma carta de motivação, em português com abstract em francês ou inglês sobre os vinhos do Sul da França, além de fazerem uma prova escrita, na qual o sommelier precisa de uma nota mínima de 70 sobre 100 pontos para passar para a final.

O vencedor – além de concorrer ao Challenge Sud France La Sommelerie 2020 e ganhar uma viagem de uma semana com tudo pago para a França – também vai receber todo o suporte para se preparar para a etapa internacional, incluindo aulas de francês pagas pela organização. Além disso, o participante vai ter a oportunidade de visitar os maiores produtores da região de Languedoc-Roussillon.

Se ter a experiência de concorrer ao desafio já é incrível, imagina vencer. Além do título, o campeão ainda fatura uma luxuosa viagem para ser jurado em uma etapa de 2021 do concurso em uma dessas cidades: Londres, Xangai ou Nova Iorque.

Tal qual na França, onde a organização realiza o evento com o apoio da Union de la sommelerie Française (UDSF), no Brasil, o evento tem o apoio da Associação Brasileira de Sommeliers, ambas filiadas a Associação Internacional de Sommelerie (ASI).


CALENDÁRIO

Data limite para inscrição nas ABS: 17 de maio

Data limite para recebimento da carta de motivação: 20 de Maio

Data da divulgação dos selecionados: 22 de maio

Curso ABS-RIO: 24 de Maio

Curso ABS-SP: 27 de Maio

Curso ABS-MG: 30 de maio

Prova Escrita: 17 de Junho

Concurso: 13 de Setembro

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo