Eventos e Projetos

Presidente da ALERJ convida para o evento sobre Desafios do Emprego no Rio

Publicado em: 24/04/2019

Na semana em que se comemora o Dia do Trabalho, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai iniciar uma série de encontros com autoridades federais estaduais e municipais e gestores do Sistema S, universidades e instituições da sociedade civil organizada para identificar os principais desafios da geração de emprego e renda no estado. Organizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da ALERJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais o seminário “Desafios do Emprego no Estado do Rio de Janeiro” será aberto no dia 29 pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado André Ceciliano, e terá apresentações nas três sextas-feiras seguintes (3, 10 e 17 de maio). O objetivo do encontro é aproximar diferentes setores que possam auxiliar o parlamento estadual na definição de políticas públicas visando a geração de emprego, renda, salário e qualificação profissional.

“O que se pretende com estes quatro encontros é construir uma agenda comum com as instituições da sociedade civil, universidades e com o próprio Executivo para ampliar as oportunidades de formação da população para o trabalho e combater o desemprego”, afirmou Ceciliano, que também é o presidente do Fórum.

Os quatro dias do seminário foram divididos por temas. Após a abertura oficial, no dia 29, serão realizadas as apresentações sob o tema “Panorama e Perspectivas do Emprego no Estado do Rio de Janeiro”. A professora Renata La Rovere, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentará resultados de uma pesquisa demonstrando que não há uma oferta equilibrada entre as regiões do estado de cursos de formação profissional que atenda às necessidades da indústria. Já o economista-chefe da Fecomércio, João Gomes, apresentará dados atualizados sobre as mudanças no mercado de trabalho do Rio, como o aumento na demanda por profissionais ligados à economia criativa.

Nos dias subsequentes o seminário contará com os painéis “Políticas Públicas de Emprego e Renda”, no dia três de maio; “Contribuição do Sistema S na geração de emprego e renda e boas práticas das universidades e da sociedade civil”, no dia 10 de maio, onde o Presidente Fernando Blower, falará sobre os nossos cursos da grade; e “Desenvolvimento Regional para construção de uma estratégia de emprego e renda”, no dia 17 de maio.

O seminário é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas CLICANDO AQUI.

Seminário “Desafios do Emprego no Estado do Rio de Janeiro”.

Dias 29 de abril, 03, 10 e 17 de maio, das 10h às 13h

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Palácio Tiradentes, Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Rua Primeiro de Março s/nº, Praça XV – Centro, Rio de Janeiro