Como fazer seu restaurante crescer e lucrar mais?

Postado em: 28/03/2019

Um dos maiores desafios de quase todos os donos de bares e de restaurantes é fazer com que a empresa tenha excelentes resultados. Para isso, a questão não é apenas como equilibrar as contas, como se tornar lucrativo ou ainda como ter um negócio desejado pelos clientes. A questão é saber identificar os pontos fortes do negócio e os pontos a serem melhorados, além de criar uma vantagem diante dos concorrentes. Para isso deve ser realizada uma análise criteriosa do negócio, fazendo que bons resultados sejam o output natural de todo o processo do negócio.

Como realizar uma análise empresarial?

Uma análise empresarial inclui a identificação de características no dia-a-dia da gestão do negócio, das operações, da equipe, do atendimento, e os outros diversos pontos de todo o processo da empresa. Além dessa identificação, deve ser estabelecida uma classificação e avaliação criteriosa de todos os pontos desse processo empresarial que envolve o bar ou o restaurante.

No entanto, não raras vezes, essa classificação e avaliação não é tão óbvia quanto parece para quem está diretamente dentro do dia-a-dia do negócio. Isso porque, pelo fato de estarmos muitas vezes imersos em uma determinada realidade, tomamos aquilo que vemos como única avaliação possível dentro desse contexto.

Por isso, para esse processo de análise empresarial, torna-se fundamental o trabalho de uma consultoria, que traz considerações com uma visão externa e expertise em determinadas áreas essenciais para a melhoria do negócio, como é o que propõe a ConsultoriaAnalise.com.

Após a identificação, classificação e avaliação de todas as características e processos do bar ou restaurante, devem ser identificados o que pode e o que deve ser melhorado, como isso pode ser feito e qual é a prioridade de ação. O objetivo aqui é valorizar o que o bar ou o que o restaurante faz de melhor e reverter problemas que prejudiquem a empresa, em oportunidades para o negócio.

Por outro lado, temos um ponto crucial para determinar o sucesso de um negócio e o obtenção de excelentes resultados: a criação de uma vantagem competitiva. A vantagem competitiva é um fator que cria uma superioridade da empresa frente aos seus concorrentes. Ou seja, é aquilo que o bar ou restaurante faz com excelência e que agrega valor ao empreendimento. E, para determinar qual é a vantagem competitiva do negocio, saber qual é a competência essencial torna-se fundamental.

O que são competências essenciais?

As competências essenciais da empresa são características que podem envolver questões técnicas, operacionais, conhecimentos, ou algo diferenciado que o seu restaurante saiba fazer melhor que as outras empresas concorrentes. (link para post anterior de análise da concorrência)

Mas, antes de definir o que torna uma característica do negócio uma competência essencial de fato, vamos definir o que não é uma competência essencial.

Tudo o que outros restaurantes podem oferecer igual ao seu não é uma competência essencial. Por exemplo: uma nova receita, pode ser copiada. Então não é seu maior diferencial. Uma estrutura física, apesar de custosa em termos financeiros também pode

ser replicada. Até nome de marca pode ser facilmente “imitado”. Então isso não é competência essencial.

Um diferencial que só é percebido por poucos clientes e pela equipe também não é uma competência essencial. Por exemplo: a qualidade de algum prato ou mesmo a origem dos produtos, por si só não garantem que esses pontos sejam reconhecidos como algo diferencial na empresa por todos. Isso também não é uma competência essencial.

Por isso, a competência essencial é determinada por 3 pontos essenciais e que são capazes de gerar vantagem competitiva para as empresas. Esses pontos devem estar relacionados a uma mesma característica do negócio e ser capaz de:

1. Ter um diferencial claro;

2. Gerar valor para os clientes, e que seja percebido como tal;

3. Ser extremamente difícil de ser copiado pelos seus concorrentes.

Parece impossível, mas não é não! Um dos principais pontos que cria uma competência essencial para bares e restaurantes e agrega fonte de vantagem competitiva é a experiência que a empresa oferece para seus clientes e não apenas os produtos e serviços. Mas, esse tema vamos deixar para abordar no meu próximo artigo aqui para o SindRio. Não perca!

Quer saber mais?

Aprenda a realizar a análise de seu negócio e como se tornar mais competitivo participando do curso de Gestão Estratégica para Bares e Restaurantes (clique aqui). Estarei esclarecendo todas as dúvidas e dando diversas dicas de como alavancar seu negócio ao sucesso.

Abraços e até a próxima.