As oito tendências globais de foodservice a serem capturadas em 2019

Publicada em: 23/11/2018

Por  | 20 de novembro de 2018

Alimentos à base de plantas se tornando tendência "mainstream" em foodservice, diz Technomic
Alimentos à base de plantas se tornando tendência “mainstream” em foodservice, diz Technomic

Globalmente, o foodservice continua a ver um forte crescimento; em 2018, os 25 principais mercados de foodservice cresceram a uma taxa coletiva de 5,7% em valor e 2,8% em termos reais, com os consumidores gastando US $ 3,3 trilhões nesses países.

Mercados emergentes como China, Filipinas e Malásia estão em expansão, enquanto mercados maiores e mais estabelecidos, como EUA, Canadá e Europa, estão mais maduros e apresentam níveis de crescimento mais lentos (mas ainda mais rápidos do que os segmentos de varejo nesses mercados).

Apesar das diferenças econômicas e culturais variadas, existem macro-tendências semelhantes que impulsionam o crescimento e a inovação em todo o mundo. A pesquisa da Technomic identificou oito tendências globais que as empresas – operadores de cadeias, distribuidores ou fabricantes – devem entender e incorporar em suas estratégias. As formas específicas em que essas tendências se desenrolam podem diferir ligeiramente de país para país, mas essas tendências macro representam as necessidades do consumidor, uma vez que se relacionam com suas necessidades e uso de serviços de alimentação globalmente.

Tendência 1 – Acessibilidade

Quando falamos de “acessibilidade” de serviços de alimentação, nos referimos a um termo abrangente que fala à demanda do consumidor por comida a qualquer hora, em qualquer lugar. Globalmente, quase 60% das ocasiões de serviços de consumo são consumidas “fora das instalações” e a tendência aponta para o interesse contínuo do consumidor em opções convenientes para encomendar e receber comida fora da ocasião tradicional de jantar no restaurante.

O principal caminho que esta tendência tem tido nos mercados globais é através do crescimento explosivo na entrega de alimentos (e principalmente entrega de terceiros através de players como Uber Eats, Grub Hub, Deliveroo, etc.), mas cada vez mais operadores também estão investindo em soluções. para catering, takeout e drive-through off-premise. As implicações disso acontecerão nos próximos anos por meio de pegadas de restaurante menores, soluções com tecnologia habilitada e novas soluções de serviços para atender à demanda do consumidor sob demanda.

Tendência 2 – Saúde redefinida

“Saúde e bem-estar” tem sido uma tendência constante nos serviços de alimentação, e embora não estejamos sugerindo que a “indulgência” está desaparecendo; A Technomic continua a ver consumidores se concentrarem em itens voltados para a saúde e recompensarem os operadores de restaurantes que atendam às suas necessidades em evolução.

Uma grande parte da mudança tem sido o foco na qualidade, tornando-se uma parte essencial das definições de saúde em todos os mercados, e consumidores que se cansam de aditivos e sabores artificiais estão gravitando em direção a itens mais naturais e autênticos.

No entanto, agora tem havido uma evolução contínua com o quão saudável é definido pelos consumidores e isso se desenrola em três áreas principais:

Tarifa baseada em vegetais e itens vegetarianos ; nosso rastreamento global de menus mostra um grande movimento em direção a itens baseados em plantas nos menus. Em geral, essa é uma ênfase maior em vegetais, que é impulsionada por questões ambientais e de bem-estar animal, e o vegetarianismo / vegano está se tornando uma tendência de dieta muito mais mainstream.

Alegações de saúde que falam sobre benefícios funcionais ; traduzindo fatos de nutrição para que os consumidores saibam como certos ingredientes os beneficiarão. Os consumidores estão cada vez mais procurando por alimentos que tenham um impacto positivo em seu bem-estar.

Sustentabilidade ; No cruzamento das preocupações com a saúde e a dieta em geral, os consumidores querem que suas refeições sejam saudáveis ​​para eles e para o planeta.

Tendência 3 – Mina

Essa tendência vem evoluindo há anos e, na sua forma mais básica, inclui o crescimento da demanda do consumidor por “fabricado sob encomenda” ou “construa seu próprio”, que permite a personalização.

No entanto, à medida que mais consumidores expressam preferências e restrições alimentares, a necessidade de os consumidores poderem construir itens que atendam às suas necessidades é cada vez mais comum. Os consumidores querem opções alternativas e flexíveis e, cada vez mais, encontram valor nos operadores de restaurantes e foodservice que podem fornecer isso.

Tendência 4 – Snacking

Na maioria das vezes, o lanche é um comportamento bastante arraigado em todos os mercados que a Technomic pesquisa, e persistiu porque dá flexibilidade e opções aos consumidores.

Na verdade, mais da metade dos consumidores em todos os países que acompanhamos – com exceção da França – observa que eles fazem lanche pelo menos uma vez ao dia e 44% dos consumidores globais fazem lanche mais de uma vez por dia, um pouco acima dos 41% em 2017.

Isso significou uma oportunidade para os operadores e fabricantes de serviços alimentícios que atendem a essa necessidade; vemos um foco renovado em itens craváveis, acessíveis e portáteis, particularmente dentro de restaurantes de serviço limitado, enquanto as operadoras também conseguiram capitalizar o interesse em lanches saudáveis ​​- itens que podem ser funcionais e substituir refeições.

Ele também funciona para os operadores de restaurante de serviço completo / sentado, onde o foco em menus de barra atualizados, itens compartilháveis ​​e comidas de dedos permitem que esses operadores engajem os consumidores em ocasiões incrementais fora do horário das refeições.

Tendência 5 – Tecnologia

A tecnologia vem redefinindo a experiência do hóspede há anos, e as operadoras continuam recorrendo à tecnologia para ajudar a solucionar os custos e as demandas crescentes por conveniência.

O processo de pedidos já se tornou altamente automatizado, com quiosques, aplicativos, pedidos on-line, reconhecimento facial e ordenação facial se tornando mais comuns em todo o cenário global, e está ficando mais fácil para os clientes fazerem e receberem pedidos sem nunca falarem com um cliente. empregado se eles não querem.

No entanto, deve-se notar uma ressalva para o movimento tecnológico: embora a tecnologia possa agregar valor à ocasião geral, é importante lembrar que a tecnologia ainda é secundária a atributos críticos como qualidade e preço.

Tendência 6 – Desfoque de Canal

A indústria está mudando fundamentalmente em resposta ao comportamento do consumidor, com uma gama cada vez mais diversificada de operadores entrando no foodservice.

Para muitos desses novos operadores, as ofertas de alimentos preparados são vistas como uma maneira de se diferenciar da concorrência.

Competir por “compartilhamento de estômago” significa que os restaurantes não competem mais apenas com outros restaurantes, e segmentos como lojas de conveniência, supermercados, food trucks, kits de refeições e outros varejistas oferecem opções legítimas para consumidores que buscam variedade e flexibilidade.

Tendência 7 – Transparência e práticas operacionais conscientes

Como observado anteriormente, a sustentabilidade é uma tendência que pode atender à demanda do consumidor por itens “saudáveis”, já que esses itens são vistos como melhores para os consumidores, mas práticas operacionais sustentáveis ​​ou conscientes estão se tornando cada vez mais apostas para as operadoras.

Preocupações ambientais estão afetando os operadores de restaurantes e serviços de alimentação em todo o mundo, e os apelos para a redução do uso de palhas de plástico, embalagens excessivas, recipientes de plástico e outros itens de uso único foram vistos nos EUA, Europa, América do Sul e Ásia.

Outras formas pelas quais essa tendência se manifesta é através da redução das milhas de alimentos, do foco em itens de comércio justo, da transparência nos métodos de preparação e aquisição de alimentos e da movimentação de cozinhas com “desperdício zero”.

Tendência 8 – Diversão

É importante ressaltar que as empresas do setor de foodservice nunca devem esquecer que é um negócio baseado na hospitalidade e no prazer – e isso se estende a itens de menu que fornecem experiências que vão além da comida como combustível.

Muitas vezes, isso envolve alimentos e bebidas compartilháveis ​​nas mídias sociais – itens de menu instigáveis ​​que incorporam cores, texturas e aparências surpreendentes, ou itens extravagantes que oferecem uma sensação de fuga, estão criando itens divertidos que os consumidores gostam de comer, beber e compartilhar.

Foodservice continua a evoluir como uma indústria global, e as tendências são cada vez mais globais na natureza. Embora essas tendências possam ter um desempenho um pouco diferente no mercado, elas podem ser encontradas em todos os países do mundo.

Acesse a matéria.